João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


     

O SEGREDODA ESTRÊLA- ESTUDOS MAÇÔNICOS

 

When you wish upon a star (Quando você faz um pedido à Estrela)
Makes no difference who you are (Não faz diferença quem você é)
Anything your heart desires (Tudo o que seu coração desejar)
Will come to you (Virá para você)

If your heart is in your dream (Se você puser o coração no seu sonho)
No request is too extreme (Nenhum desejo será impossível)
When you wish upon a star (Quando você faz um pedido à Estrela)
As dreamers do (Como os sonhadores fazem).

Fate is kind (A Sorte é generosa)
She brings to those who love (Ele traz para aqueles que amam)
The sweet fulfillment of (A doce realização)
Their secret longing (Dos seus secretos desejos)

Like a bolt out of the blue (Como um raio no céu azul)
Fate steps in and sees you through  (O destino caminha e vê através de você)
When you wish upon a star (Quando você faz um pedido à Estrela)
Your dreams come true (Os seus sonhos se tornam realidade)

 

A canção acima transcrita chama-se When You Wish Upon a Star. Numa tradução livre seria “Quando você pede à uma Estrela”. É a canção tema do filme Pinóquio de Walt Disney, feito em 1940. O enredo é baseado em um conto do escritor italiano Carlo Colodi, onde ele diz que tudo é possível quando o coração deseja, a intenção é pura, e a fé é grande.

Carlo Colodi, como se sabe, era maçom. E como maçom, certamente conhecia os fundamentos da tradição cabalística. Quer dizer: ele sabia que nós somos um complexo de desejos em movimento, e que tudo que fazemos tem por objetivo a sua realização. E que todas as coisas são possíveis porque tudo no universo é feito de luz.

É o que ele expressa no enredo do seu famoso conto. O desejo de Gepetto, o velho artífice construtor do boneco Pinóquio é realizado através de um pedido que ele faz à Estrela Azul. A Estrela Azul pode ser vista como sendo uma alegoria da própria Maçonaria Azul, nome que se dá aos três primeiros graus da Loja Simbólica – Aprendiz, Companheiro e Mestre –, cujos fundamentos estão assentados nas profissões ligadas à arte da construção (carpintaria inclusive, que é a profissão de Gepetto. E não é por acaso, também, que o símbolo maior da Maçonaria é uma estrela, a chamada Estrela Flamígera.

A Cabala ensina que a fonte da felicidade é a presença de luz em nosso espírito. Luz é sinônimo de sabedoria. Por isso se diz que uma pessoa bem sucedida é uma “pessoa iluminada”. Por outro lado, quando não encontramos respostas apropriadas para as nossas dificuldades, dizemos que estamos “no escuro”, ou que não vemos nenhuma luz. E todas as tradições religiosas simbolizam a salvação como um “encontro com a luz”. E as tradições iniciáticas  sempre buscam a “iluminação” como característica fundamental da iniciação.

A própria Bíblia sustenta que o mundo é feito de luz. No primeiro dia da Criação Deus “tira” a luz das trevas e com ela faz o céu e a terra. Isso explica porque as antigas religiões tinham no sol, a fonte de energia que permite a vida na terra, e o adoravam como um verdadeiro deus.

Por seu lado, a ciência sustenta que o universo começou com uma grande explosão de luz. Chamam a ela de Big Bang, fenômeno que ainda pode ser observado nos telescópios dos modernos observatórios astrológicos.

Tudo que existe no universo é feito de luz. Luz que significa energia transformada em matéria como nos ensina a equação de Einsten: e=mc². É nesse sentido que a Cabala ensina que nossas próprias almas são grãos de luz aprisionadas na matéria, ou seja, os nossos corpos. Assim, a origem manifesta das nossas almas situa-se no próprio Big Bang, a grande explosão luminosa que deu origem ao universo. Elas seriam, nesse caso, parte da Mônada Suprema, que concentra em si mesma toda a energia do universo, ou seja, o Criador, que a Maçonaria chama de Grande Arquiteto do Universo. Elas são centelhas da energia do Criador, que foram lançadas no espaço cósmico em consequência dessa explosão. Por isso elas são eternas e imortais.

A Cabala ensina que Deus, quando resolveu se manifestar como realidade física, concentrou-se num ponto único de extrema densidade energética. Esse ponto é definido pela palavra hebraica TsimTsum., que significa concentração. Foi a  concentração de tanta energia num espaço tão pequeno que provocou o Big Bang. Dessa explosão saíram incontáveis fragmentos de luz que preencheram o espaço cósmico e foram fazendo interação uns com os outros, dando como resultado o mundo físico. Nossos organismos também são resultados dessas interações, assim como o nosso espírito, que segundo a doutrina espiritista, precisam de luz para encontrar seus caminhos depois que desencarnam.

Se observarmos o interior dos nossos cérebros veremos que todos os nossos pensamentos são resultados de pequenas explosões luminosas que ocorrem dentro dos neurônios, em consequência de combinações químicas que neles se processam. Estudos avançados do funcionamento do cérebro sugerem que a excelência no ato de pensar está ligado à maior ou menor luminosidade que uma conexão neural alcança no ato de pensar. Esses estudos fazem parte da chamada Noética, novaa ciência que procura trazer para o campo da experiência científica o fenômeno da espiritualidade, que até hoje não passou de mera especulação.

A descoberta de que um fenômeno luminoso está na raiz de todos os fenômenos do universo é a grande contribuição da Cabala ao acervo da sabedoria humana. E a Maçonaria, que escora nessa tradição a sua maior fonte de influência filosófica, tem nesse princípio a sua principal porta de entrada. Por isso, quando um Irmão é iniciado, e dele se retira a venda ritual, a ele é dito: A luz seja dada ao neófito.

 

Voltando à canção que inspira este texto, a sugestão aqui é todos temos dentro de nós uma Estrela Flamígera, que é a fonte da nossa energia vital. E tudo que pedirmos à ela, ela nos concederá. Pelo menos, esse é o simbolismo presente na iniciação maçônica quando o Venerável toca o ombro do neófito com a Espada Flamejante, transmitindo a ele as luzes da iniciação. E é partir dessa visão luminosa que a sua vida maçônica começa.

É nesse sentido que a metáfora contida no conto de Colodi é uma obra maçônica da mais alta qualidade. Além da extraordinária qualidade literária da obra, e da sua beleza estética, ela transmite uma mensagem do mais alto significado moral, que só um maçom cabalista da mais alta envergadura poderia conceber.

E como diz a letra da canção, muito apropriadamente, “Quando você faz um pedido à Estrela, o seu sonho se realiza.” A todos um Tríplice e Fraternal Abraço.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/02/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras