João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 
O BOQUIROTO E O MARIONETE  


Os habitantes do estado americano de Massachussets costumam dizer que os Estados Unidos começaram lá. Não deixam de ter razão. Lá foram fundados o primeiro jornal, a primeira instituição de ensino superior e a primeira biblioteca pública do país.  Massachussetts é conhecido também pelas leis bizarras que ainda estão em vigor no estado. Por isso costuma-se dizer que “tudo é proibido em Massachussets.”
Uma delas, ainda em vigor, diz que os homens devem portar uma arma para ir à igreja aos domingos. Hoje essa lei não é mais cumprida, mas se alguém aparecer na igreja armado, ninguém pode proibi-lo de entrar. No Brasil, uma lei dessas seria considerada um absurdo, mas nas grandes cidades brasileiras os bandidos não precisam de leis para portar armas, e o que é pior, usá-las contra cidadãos inocentes. Em Boston, capital do estado, há uma lei que permite duelos até a morte no Boston Common (principal parque da cidade) nos domingos, desde que o governador esteja presenteFico pensando que se tivéssemos uma lei dessas aqui, o Hadad e o Bolsonaro poderiam se enfrentar num duelo e poupar o país da tragédia de termos que escolher entre um deles.
Em Massachussets há outras leis bizarras que causam perplexidade nos turistas e nas pessoas que não conhecem as origens do povo que colonizou o estado. Uma delas, por exemplo, proíbe que se tome bebidas alcoólicas em público. Seria ótima uma lei dessas aqui. No mínimo aliviaria nossas praças públicas da sujeira que os “bebuns” deixam nos fins de semana. Outra lei proíbe as pessoas de roncarem em locais públicos. Uma mulher também não pode ficar por cima do homem no ato sexual. Não sei como fiscalizam isso, mas a pena para esse “crime” é severa. Também não se pode tomar mais de dois banhos por dia em Boston. Precisamos de uma lei dessas nestas épocas de seca.
Para quem acha que o povo de Massachussets gosta de estranhezas é bom lembrar que no Brasil admitimos coisas mais bizarras do que essas. Aqui, os amigos do Presidente guardam fortunas em apartamentos clandestinos e seus assessores recebem malas de dinheiro vivo em um restaurante. Juízes da Suprema Corte julgam parentes e amigos. E de quebra, o país pode vir a ser governado por um marionete manobrado por alguém que está na cadeia. Ou por um boquiroto soldado que pensa poder resolver tudo na bala e por conta disso já levou até uma facada na rua.
Aos que acham que os habitantes de Massachussets fazem coisas estranhas, eles respondem que é melhor ser excêntrico do que ser hipócrita. Até algum tempo atrás eles ainda queimavam bruxas e enforcavam ladrões de cavalos. Aqui elas ocupam cadeiras no Congresso e acabam até sendo até presidentas. E os ladrões ocupam cadeiras no Congresso e nos Ministérios. O Brasil não é Massachussetts e Brasília não é Salém ou Boston, mas quem será mais estranho?
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 21/09/2018
Alterado em 21/09/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras