João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

CIDADÃO LEITOR
Cidadão leitor


Li com muita satisfação artigo da Dra. Geraldina Porto Witter publicado no Diário do dia 29/05/09. Ela sabe do que está falando e o diz muito bem. Não é suficiente alfabetizar as pessoas para que elas aprendam a ler. Leitura é, antes de tudo, um comportamento, um hábito que todos devíamos incluir em nossos programas de vida.Informação é poder e não se inventou ainda uma forma melhor de transmiti-la do que através da escrita. Mas cada palavra é um simbolo que pode dizer coisa diferente a cada pessoa que a lê. Por isso é preciso ler muito, para ampliar a nossa própria leitura e compreensão do mundo em que vivemos. Dra. Geraldina tem razão. Talvez mais importante do que dar ao indíviduo um título de eleitor seria dar-lhe um título de cidadão leitor. Aliás, o primeiro não devia ser concedido antes da obtenção do segundo. Que salto de qualidade não teríamos em nossas representações políticas! Dra. Geraldina é uma educadora de verdade. A propósito, foi ela que me ensinou as primeiras letras na escola do Centro Espírita Santo Antonio de Pádua. Que saudades, Dona Geraldina. Deus a abençoe.
João Anatalino

Carta enviada ao Jornal Diário de Mogi 29-05-09
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 29/05/2009
Alterado em 17/08/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras